Regras de apresentação

O envio dos artigos deve ser feito on-line de acordo com as seguintes normas:

  • Um autor não poderá subscrever mais de três trabalhos, só podendo figurar como primeiro autor em um trabalho.
  • Os artigos deverão ser enviados on-line, através do site das Jornadas, respeitando escrupulosamente as regras de formatação e o estilo de referenciação, apenas em formato Pdf e sem identificação dos autores.
    A receção dos trabalhos será confirmada. Os autores não devem considerar que o trabalho foi aceite até receberem a correspondente confirmação.
    A não obediência às regras de formatação e de referenciação dará origem à não aceitação dos trabalhos.

FORMATAÇÃO

  • O texto deverá ser submetido em formato Pdf no sistema Easy Chair, sem identificação de autores, e posteriormente, após aceitação dos trabalhos será solicitado em formato Microsoft Word 2010 ou anterior.
  • O texto deverá ser escrito em formato A4 com espaço simples e justificado. Margens de 2,5 cm dos três lados (direito, superior e inferior) e 3,0 cm do lado esquerdo.
  • Os artigos não poderão exceder 80.000 carateres ou 18 páginas, incluindo gráficos, tabelas e bibliografia. Poderão ser apresentados em português, espanhol ou inglês. As referências bibliográficas deverão figurar no final do texto. O primeiro parágrafo deverá reservar-se para o nome da área científica, na qual os autores propõem que seja incluída a comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman 10, normal e justificado à esquerda.
    Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), o segundo parágrafo deverá incluir o título da comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman, 12, negrito e justificado à esquerda.
    Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), deve iniciar-se o terceiro parágrafo com o nome completo do(s) autor(es), seguido do correio eletrónico e instituição a que pertencem, letra Times New Roman, 11, normal e justificada à direita. Quando houver mais de um autor, os restantes deverão figurar em linhas diferentes.
    Depois de duas linhas em branco, iniciar-se-á o quarto parágrafo com a palavra “RESUMO” em maiúsculas, letra Times New Roman, 11, normal e justificado à esquerda. Na linha seguinte começará o texto do resumo, letra Times New Roman, 11, normal e justificado.
    O resumo poderá apresentar-se em português ou espanhol, sempre com tradução em inglês – ABSTRACT – ou somente em inglês. O resumo não deverá ultrapassar 150 palavras.
    O quinto parágrafo deverá iniciar-se com a expressão “PALAVRAS-CHAVE”, devendo mencionar-se as palavras-chave com letra Times New Roman, 11, normal, justificada à esquerda e separadas por virgulas. Deverão indicar-se, no máximo, cinco palavras-chave. As palavras-chave poderão apresentar-se em português ou em espanhol, sempre com tradução em inglês – KEY WORDS – ou somente em inglês.
    Depois das palavras-chave será inserida uma linha.
    Após duas linhas em branco, colocar-se-á a primeira epígrafe e seguidamente o texto, que deverá ser redigido com letra Times New Roman, 10, normal, sem tabulações, justificado, separando-se os parágrafos com uma linha em branco.
    Os títulos e subtítulos do texto deverão ser identificados com numeração árabe (1,2,3…), em maiúsculas, Times New Roman, 10, negrito, justificados, precedidos por duas linhas em branco e seguidos de uma linha em branco.
    As notas de pé de página figurarão no final da página com letra Times New Roman, 8, normal e justificado.
    Os gráficos ou figuras deverão estar a preto e branco e ser inseridos no texto. Preferencialmente deverão fazer-se com aplicações do Microsoft Office, ou de forma alternativa, serem inseridos como imagens.

BIBLIOGRAFIA

  • Cada obra mencionada deverá ser indicada no texto através do sobrenome ou sobrenomes do autor, seguido do ano entre parêntesis. Exemplo: Silva (2004).
  • As regras de citações bibliográficas e referências bibliográficas a seguir serão as da APA. Ver: http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf
    A referência completa deverá colocar-se na bibliografia e não na nota de pé de página.
    A bibliografia será apresentada em Times New Roman, 8, normal, por ordem alfabética.


Referências bibliográficas (NORMAS APA)
Exemplo de livro:

  • Aumont, J. & Marie, M. (2003). Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus.
    Xavier, I. (1984). O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Exemplo de capítulo de livro:

  • MacDougall, D. (2003). Beyond observational cinema. In P. Hockings (ed.), Principles of Visual Anthropology (115-132), 3rd Ed. Berlin, New York: Mouton de Gruyter.

Exemplo de artigos publicados em revistas:

  • Leroi-Gourhan, A. (1948). Cinema et sciences humaines. Le film ethnologique existe-t-il. Revue de Géographie Humaine et d’Ethnologie, 1( 3) 42-50.

Exemplo de Monografias, dissertações e teses:

  • Fitera, J. M. (2004). Los documentales de contenido religioso. Estudio de las series transmitidas por la RAI en torno al cambio de milénio (1998-2000). Navarra: Tese de Doutorado, Universidad de Navarra.

Exemplo de artigo de jornal:

  • Pereira, J.P. (2001). A nova política para o audiovisual. Jornal do Commercio, 22, p. 3.

Exemplo de periódicos na Internet:

  • Bedregal, X. (s/data). Entrevista con Carmen Castillo: La dictadura, gran máquina del olvido, convirtió a Chile en país de la amnesia general. Disponível em: http://jornada.unam.mx/1999/04/05/carmen-castillo.htm

SUBMISSÃO

  • Um autor não pode assinar mais de três trabalhos e pode aparecer apenas uma vez como primeiro autor.
  • Um autor não pode apresentar mais do que duas comunicações.
    Os trabalhos submetidos podem ser resultado de dissertações de mestrado ou doutoramento.
    Cada comunicação só pode ser submetida a uma área científica.
    Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, não tendo sido publicados sob qualquer forma impressa ou eletrónica, devendo permanecer assim até ao término do evento.
    Somente serão aceites trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva.
    No ato da submissão dos trabalhos, a inclusão de todos os autores deve ser feita com seu nome por extenso no momento do upload. Não é aceite a inclusão de autores após a submissão.
    Na submissão on-line será solicitado um ficheiro em formato PDF. O ficheiro em formato Word deve conter o artigo completo, sendo solicitado apenas após aceitação dos trabalhos. O ficheiro em formato PDF não deve conter a identificação dos autores.
    Os trabalhos enviado em formato PDF não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação; aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos do evento. Por essa razão, certifique-se de que o seu trabalho não contém identificação explícita nem identificação oculta, nomeadamente nas propriedades do ficheiro.
    A aceitação definitiva das comunicações não acontecerá até que os autores tenham efetuado o pagamento da inscrição e enviada uma cópia do comprovativo do pagamento.

APRESENTAÇÃO

A exposição das Comunicações aceites pela Comissão Científica, será efetuada em sessões temáticas, tendo a duração máxima de 12 minutos por comunicação.

  • logo_centro_transparente.png
  • logo_us_transparente.gif
  • maxresdefault.jpg

Agenda

March 2024
M T W T F S S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Copyright © Escuela Universitaria de Osuna 2017.
Diseñado por SRSoftware